Sua empresa precisa de um aplicativo?

Hoje são raros os momentos que não podemos observar alguém utilizando um smartphone ou tablet, seja na rua, restaurantes, bares, festas, etc. Segundo estudos o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil e uma parcela dos brasileiros teve seu primeiro acesso através de um smartphone ou outro dispositivo móvel. E a expectativa é que este número continue crescendo. Seguindo esta linha, o número de empresas lançando aplicativos móveis cresce consideravelmente. Mas antes de começar a desenvolver um aplicativo, alguns pontos precisam ser analisados.

Hoje são raros os momentos que não podemos observar alguém utilizando um smartphone ou tablet, seja na rua, restaurantes, bares, festas, etc. Segundo estudos o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil e uma parcela dos brasileiros teve seu primeiro acesso através de um smartphone ou outro dispositivo móvel. E a expectativa é que este número continue crescendo.  Seguindo esta linha, o número de empresas lançando aplicativos móveis cresce consideravelmente.

Mas antes de começar a desenvolver um aplicativo, alguns pontos precisam ser analisados.

Aplicativos Mobile X Sites Mobile (responsive ou adaptáveis)

Aplicativo Mobile

Antes de começar a desenvolver um aplicativo, alguns pontos precisam ser analisados.

Qual objetivo busca alcançar com o aplicativo?

É importante que o objetivo do aplicativo esteja bem definido. Lançar um aplicativo somente por lançar, pode não trazer os resultados esperados, com baixo número de downloads e pouco engajamento dos clientes. Se a empresa busca propagar a marca é importante que o aplicativo possua um propósito definido e que a utilização traga benefícios ao usuário e o incentive a utilizar e divulgar o mesmo.

Quais benefícios o aplicativo trará aos clientes?

O aplicativo não deve ser apenas uma reprodução do conteúdo do site, deve trazer um benefício ao cliente. Este benefício pode ser através de conteúdo adicional, solucionar algum eventual problema, sempre melhorando a experiência do usuário. Outro ponto interessante é disponibilizar novas funcionalidades, que se beneficiam de recursos do aparelho, como câmera, ligações, GPS, acelerômetro, enviar notificações e alertas aos clientes. Como exemplo, podemos ter uma loja enviando cupons promocionais a clientes passando pela região ou o aplicativo sendo utilizado como cartões de fidelidade.

Site Mobile

Existe uma alternativa às aplicações mobile: são os sites mobile. Toda empresa deveria avaliar antes de iniciar a construção de uma aplicação mobile, se seu problema não pode ser resolvido por um site mobile.

Sites mobile são multiplataforma.  Já aplicativos para iPhone não rodam em Android, aplicativos para Blackberry não rodam em Windows Phone. Desenvolver um aplicativo que funcione nessas quatro plataformas significa desenhar uma vez só, porém construir quatro vezes, em linguagens de programação diferentes, com APIs diferentes. Disponibilizar seu aplicativo nas diversas lojas mobile também significa encarar várias exigências burocráticas.

Um bom site mobile, por outro lado, funciona nas quatro plataformas citadas acima, e tem grande chance de funcionar em qualquer outra, sem esforço extra.

Sites mobile usam uma base de código que é aproveitada para desktops. Se você já tem um site ou aplicativo web que atende as suas necessidades, provavelmente, para ter um site mobile, será preciso mexer apenas no que os desenvolvedores chamam de front-end, ou “camada de apresentação”. Caso você não tenha um site ou aplicativo web e decida construí-lo mobile, vai aproveitar boa parte do seu investimento se no futuro decidir tê-lo também funcionando  em computadores.

Finalmente, o aplicativo é a melhor alternativa? Ou um site mobile é suficiente?

Um site responsivo possui um design otimizado que se adapta ao dispositivo onde é acessado. Ao invés de criar um aplicativo que apenas reproduz o conteúdo do site, utilizar um layout responsivo é uma boa opção. Desta forma o usuário continua com uma boa experiência na navegação e tem acesso a todo conteúdo. Por exemplo, uma academia que apenas quer disponibilizar informações sobre a mesma, planos e horário de atendimento, pode utilizar o site responsivo. Já se deseja disponibilizar alertas aos usuários, planos de treinos personalizados e outras funcionalidades, o aplicativo trará a melhor experiência ao usuário e tem o investimento justificado.

Nossa opinião,99,00% das empresas não precisa de um aplicativo mobile hoje, salvas exceções de empresas que necessitam de aplicações muito ricas. Mas sim, o mundo hoje é móvel e 100% das empresas precisam de um site mobile hoje. De preferência, ontem. A TaticWeb desenvolve desde aplicativos mobile à sites mobile (responsive ou adaptáveis), entre em contato conosco e saiba mais.   contato@taticweb.com

Saiba como podemos ajudar sua empresa vender mais pela internet

Clique no botão abaixo e receba uma ligação em 20 segundos

Receber ligação agora!
Menu