O grande problema da popularização do Instagram, é que os pequenos empresários acreditam que é a única solução para o alavancar o negócio. Mas não é, o Google sempre foi e por muito tempo será a ferramenta de sucesso para qualquer empresa.

Não estou dizendo, que o Instagram não tem função, tem sim, mas ele deve ficar em segundo plano.

Caso do Facebook

Quando ele estourou, lembro que todo mundo nos procuravam para criar design, ganhar curtidas e promover a marca nas páginas do Facebook. Foi investido muita grana para conquistar seguidores, adquirir mais e mais números. Como se a quantidade de seguidores definisse a quantidade de vendas.

Quando o Facebook começou e diminuir o alcance e entregar para um público menor, o que iriamos fazer com aquela quantidade se seguidores? aqueles números não valiam para nada.

O Facebook é uma empresa, precisa ter lucro, seus acionistas esperam isso. É por isso que diminuíram o alcance orgânico intencionalmente, para que você patrocine, e pior, para o mesmo público que você já havia conquistado. Complicado em!

Vai acontecer com o Insagram?

Sim, já está acontecendo, é a mesma empresa e eles precisam ter lucro, e só ganham quando a gente impulsiona as publicações.

Então amigo, lembra aquelas páginas com 1 milhão curtidas no Facebook e hoje não servem para nada. Isso vai acontecer futuramente com o Instagram.

Então, caso você esteja gastando toda sua energia e dinheiro construindo um público, e pense em monetizar com ele no futuro, lembre-se que a verba patrocinada devera ser constante e sempre irá ficar mais caro para impulsionar. Não é meu objetivo aprofundar em relação ao assunto, e sim passar uma visão geral do que está acontecendo.

Qual a solução

Acredito que para construção de uma marcar, com um bom retorno a médio e longo prazo, você precisa fazer a mescla das ferramentas. Primeiramente o Google, depois realizar a complementação com as redes sociais.

Site/Blog

É isso mesmo, em pleno 2019 criar site ou blog? sim amigo, sua pequena empresa precisa disso. Um site bem estruturado, organizado, com todas informações sobre o seu negócio, com conteúdo de qualidade pode te posicionar melhor entre os primeiros do Google, e quem aparece em primeiro vende mais.

Lembre-se, um conteúdo de qualidade postado em seu site, pode te gerar clientes em quanto houver demanda para o mesmo. Um conteúdo irá te posicionar entre os primeiros, e gerar engajamento por muito tempo. (Lógico que não é tão simples assim, tem que ter estratégia e planejamento). Entender as ferramentas é fundamental.

Canal do Youtube

Caso você esteja planejando vender algum produto digital, o canal do Youtube é essencial. Não podemos generalizar, não é necessário para todos os ramos. Mas lembre-se, quanto mais conteúdo gratuito você criar, melhor para seu negócio. O conteúdo no Youtube serve para para complementar o seu site.

Sem falar que estamos na época dos vídeos, nunca se investiu tanto em audiovisual, então fazer a junção de redes sociais, canal do Youtube, um site bem feito, com um vídeo institucional bem produzido, pode mudar a realidade de seu negócio.

Campanhas do Google Ads

Era chamado de Google Adwords, agora abreviaram para Google Ads. Essa continuar sendo a principal ferramenta para vendas no mundo.

As campanhas do Google mostram o anúncio quando a pessoa está pesquisando sobre, quando ela tem uma dor.

– Qual melhor produto para emagrecer? Logo em seguida aparece sua propaganda.

Qual ferramenta proporciona isso, a solução da dor da pessoa de imediato.

Facebook e Instagram são mídias de massa, não são propagandas orientadas para solução imediata, (lógico que você pode segmentar as campanhas). Mas a única ferramenta que soluciona a dor no exato momento é o Google.

Gostou do artigo? Entre em contato pelo Whatsapp ao lado. Quem sabe eu posso lhe ajudar!

PRECISA DE AJUDA?

Coloque seu telefone abaixo que um especialista irá entrar em contato

Abrir Chat
Quer vender mais na internet?
Conte com a ajuda de especialistas em Marketing Digital.