Como as últimas mudanças na busca do Google vão transformar sua forma de anunciar

Todos os dias, bilhões de pessoas usam o Google para responder a grandes e pequenas questões. Entre todas as buscas que vemos, as tarefas complexas são as mais desafiadoras de se resolver. Por exemplo: como planejar as férias em família? Como consertar um eletrodoméstico?

Ao contrário de uma pergunta simples, em que o usuário sabe exatamente o que quer — como “qual é o clima amanhã?” —, tarefas complexas exigem ampliação e redução das pesquisas de modo a explorar um tópico ou encontrar uma resposta. Para concluir tarefas complexas, a verdade é que as pessoas fazem em média oito pesquisas.1

Na última edição do evento Search On, do Google, mostramos como as inovações em inteligência artificial estão tornando as informações mais úteis, ao passo que capacitam pessoas a fazer tarefas complexas com mais rapidez e facilidade do que nunca. Trata-se de algo que tem vantagens para consumidores e para profissionais de marketing.

Tarefas complexas exigem em média oito pesquisas para serem concluídas.

Novos marcos na compreensão das informações

Lançado no início de 2021, o Modelo Unificado de Multitarefa (MUM) vem sendo usado por nossas equipes focadas em consumidores para ajudar mais pessoas a resolver tarefas complexas. No Search On tivemos acesso a uma prévia do que é possível fazer nesse sentido.

O MUM é um salto significativo na capacidade do Google em entender informações e trazer melhores resultados de pesquisa. Esse é um dos nossos primeiros modelos de IA multimodal, e isso significa que ele pode compreender diferentes formatos de informação simultaneamente — como texto, imagem e vídeo. Além disso, ele pode desbloquear informações de novas maneiras ao inferir conexões entre conceitos, tópicos e ideias.

Juntos, esses avanços mais recentes poderão criar maneiras totalmente novas de fazer buscas, o que ajuda o Google a entender tarefas e questões complexas de formas até então impossíveis.

Respostas melhores para tarefas complexas

Imagine o seguinte: você está curtindo um passeio de bicicleta no domingo à tarde quando de repente as marchas da bike param de funcionar. Você sabe que tem um problema com sua bicicleta, mas não sabe como descrevê-lo. O que dá para fazer é mostrar esse problema a um mecânico de bicicletas, caso tenha algum por perto.

Em breve, você vai poder usar o Google Lens para fazer exatamente isso. Ao apontar sua câmera para algo e perguntar “o que faço para resolver isso?”, o Google será capaz de identificar o problema — nesse caso, um desajuste do câmbio da roda traseira — e conectar você a informações na internet que ajudem com isso, como um vídeo do YouTube.

Pensando nisso, há pouco tempo disponibilizamos um recurso que aponta os momentos-chave em vídeos a partir dos resultados da pesquisa. Assim, você pode pular para o instante exato que é relevante para sua busca. Talvez o fabricante da bicicleta tenha publicado um vídeo que mostra a solução desse problema em um passo a passo, ou quem sabe alguém apaixonado por ciclismo tenha feito um tutorial em vídeo sobre câmbios quebrados. Seja como for, esse já seria o caminho certo para consertar sua bicicleta.

Usando o MUM, o Google pode exibir “tópicos relacionados” mencionados nesses vídeos para ajudar você a entender melhor a tarefa em questão. Talvez você descubra que a corrente da sua bicicleta está gasta e precisa ser substituída para evitar mais problemas pela frente.

Esses são apenas alguns exemplos do que será possível fazer com os novos recursos. À medida que a pesquisa do Google vai melhorando, todos poderão realizar tarefas complexas com rapidez e bons resultados — para logo depois voltar a fazer o que mais gostam, como curtir um passeio de bike.

A busca por automação está crescendo

Com esses recursos de pesquisa atualizados, dá até para imaginar as várias formas que serão usadas para encontrar respostas a perguntas desafiadoras — algo de grande ajuda para inúmeras pessoas avançarem em suas descobertas.

Algumas marcas, já de olho no futuro, estão utilizando a automação em todos os níveis de campanhas de publicidade de busca do Google.

As empresas precisam estar prontas para mudanças constantes se quiserem ter sucesso neste novo mundo. Elas devem adotar uma abordagem ágil, um formato que garanta sua presença nos resultados da pesquisa em todos os momentos importantes dessa jornada. Processos manuais e intuitivos tradicionalmente utilizados por profissionais de marketing para encontrar clientes, produzir novos criativos ou otimizar desempenho fazem parte de uma abordagem que será ultrapassada. Esse modelo não conseguirá acompanhar o ritmo das mudanças, considerando essas novas formas de pesquisar no Google.

Algumas marcas, de olho no futuro, estão utilizando a automação em todos os níveis de campanhas de publicidade de busca do Google. Por exemplo, pouco antes da pandemia, a Nespresso deu início ao processo de automação em 130 campanhas de search, tendo gerenciado 20 campanhas totalmente automatizadas.

Essa abordagem teve sua prova de fogo quando a pandemia chegou. Lojas em todo o mundo fecharam as portas para atendimento presencial, o que gerou flutuações sensíveis nas buscas de termos novos e relacionados. As campanhas da Nespresso nas buscas do Google, nesse contexto, reagiram imediatamente a essa mudança: os lances de palavras-chave se ajustaram automaticamente e os orçamentos foram realocados. Ao direcionar clientes para a loja online, a marca teve um aumento de 13% nas vendas relacionadas às buscas e um crescimento de 25% nas vendas totais — ambos na comparação ano a ano.

Se olharmos para o futuro, veremos que as atualizações e as inovações na busca do Google continuarão criando novas maneiras para que pessoas acessem informações e se conectem com as empresas a seu redor. Agora é uma boa hora para que profissionais de marketing se preparem para o que vem por aí. Para eles, esse também é um bom momento para entender como o uso da automação pode ajudar a construir resiliência a longo prazo e estimular o crescimento para o futuro.

Por: Darshan Kantak

Fale com o especialista!